Nas apostas desportivas, as probabilidades expressam-se de uma maneira diferente das oportunidades. O agente de apostas faz as suas probabilidades para mostrar as oportunidades de ocorrência de um resultado desejado. Existem três formas de expressar as probabilidades das apostas desportivas. Na Europa, são amplamente utilizadas as probabilidades decimais enquanto no Reino Unido utilizam-se as probabilidades fraccionais. Os Estados Unidos, onde as apostas desportivas são ilegais em quase todos os estados (excepto no Nevada), utilizam as suas próprias probabilidades.

Para converter as oportunidades percentuais em percentagens decimais, use a seguinte fórmula:

Probabilidades decimais = 100/ % oportunidade

Se existir uma oportunidade de 25% para um Boxer poder ganhar uma partida, então 100/25=4, e 4 é a sua possibilidade decimal. Se apostasse nesse Boxer, e ele ganhasse, receberia 4€ por cada 1€ gasto na aposta. Se apostasse 20€, ganharia 80€.

Usando o mesmo exemplo, a probabilidade fraccional seria de 3/1. Quereria dizer que por cada possibilidade de ganhar uma vez, teria três possibilidades de perder. Por cada 1€ apostado, também ganharia 3€. Mais, ganharia de volta o 1€ apostado.

Se utilizasse as probabilidades americanas, ou linha de dinheiro, então uma probabilidade de 4 décimas ou de 3/1 equivaleria a +300€. As linhas de dinheiro dividem-se em positivas e negativas. As negativas significariam que existe uma maior quantia de dinheiro em risco para ganhar 100 unidades. As probabilidades positivas representam o dinheiro que ganhará se apostar 100 unidades.

Numa aposta única, as probabilidades para diferentes resultados apresentam-se quer no formato Europeu (decimais), do Reino Unido (fraccionais), ou Americano (linha de dinheiro). O formato Europeu é favorecido na Europa Continental, Canada e Austrália Num formato decimal, são o rácio do pagamento total da aposta. As probabilidades decimais de 2.00 são uma aposta em número par. O formato do Reino Unido (fraccional) é preferido pelos agentes Britânicos. São o rácio da quantia ganha na aposta. As probabilidades fraccionadas de 1/1 são uma aposta em número par. As linhas de dinheiro são preferidas nos Estados Unidos. São a quantia ganha numa aposta de 100 quando positivas e a aposta necessária para ganhar 100 quando negativas. As linhas de dinheiro de 100 são uma aposta em número par.

 

Decimal Fraccional

Linha de dinheiro

1.50 1/2 -200
2.00 1/1 +100
2.50 3/2 +150
3.00 2/1 +200

 

Na Internet, existem milhares de agentes de apostas que aceitam apostas desportivas de todo o Mundo. (Nos Estados Unidos e em Portugal, a legalidade das apostas na Internet é ambígua devido às casas de apostas online operarem geralmente fora do País). Algumas casas de apostas online não aceitam apostas dos Estados Unidos devido a estas questões legais por resolver. O agente de apostas ganha uma comissão por considerar o dinheiro em risco como menos do que a quantia apostada. Uma linha comum é uma aposta de €110 com base numa moeda justa que paga €210 para ganhar e €0 para perder.

Nesta linha, custa €220 para apostar em ambos os lados da moeda, mas a aposta combinada paga sempre €210. A perda de €10 é a taxa do agente de apostas. Existem posições opostas acerca da interpretação de vencedor ou perdedor através do pagamento desta taxa.

Se vir €110 para ganhar €210 numa moeda justa como €100 em risco, então vai parecer que o perdedor paga a taxa; se vir a mesma linha como €110 em risco, então ira parecer que é o vencedor que paga a taxa. Acontece que a prática comum entre as casas de apostas é ajustar as probabilidades para que o montante em risco permaneça constante do lado vencedor, daí a percepção comum de que o perdedor paga a taxa. As taxas expressas como percentagens sofrem do mesmo preconceito. Numa linha como a dada como exemplo, para uma moeda justa, o agente de apostas tem a expectativa de fazer €5 por cada aposta de €110, que é frequentemente dividida e expressa como 4.5%. As probabilidades em equipas ou adversários são expressas em termos de favorito (a equipa que se espera que ganhe, portanto que exige uma aposta mais arriscada) e o lanterna vermelha.

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