Lição 1: Noções básicas: O Blackjack é conhecido por vezes como o 21 pois o objectivo básico deste jogo é as cartas atingirem este total.

O seu objectivo primordial é chegar mais perto deste valor do que o negociador, mas sem o ultrapassar. Está apenas a jogar contra as cartas deste último e não contra as dos outros jogadores. O negociador estabelece algumas regras de jogo, a cumprir para não haver problemas com o negociador ou com os outros jogadores da mesa que vêm o seu jogo. Se estiver a jogar um jogo com seis ou oito baralhos de cartas, todas estarão voltadas para cima, excepto a primeira carta do negociador.

Nos jogos onde se usem menos baralhos, normalmente as cartas estão voltadas para baixo. Independentemente das suas cartas estarem ou não voltadas para cima, não tenha receio de mostrar as suas cartas ao negociador ou aos outros jogadores, de forma a poder fazer questões. No Blackjack, apenas importa o valor das cartas e não os naipes. As cartas de 2 a 9 valem o seu número. Se tiver um 6 e um 8, então a sua mão vale 6 + 8 = 14. Quer o 10, Valete, Rainha e Rei valem 10. Se tiver um 10 e um Rei, então a sua mão vale 10 + 10 = 20. Se tiver um 5 e um Valete então a sua mão vale 5 + 10 = 15.

O Ás pode-se contar 1 ou 11, dependendo das suas outras cartas. Se tiver um 6 e um Ás, a sua mão pode valer 7 ou 17. Se ficar por aqui, a sua mão valerá 17. Imaginemos que lança outra carta e sai um 8. Tem agora um 6, um 8 e um Ás. Esta mão vale 6 + 8 + 1 = 15. Neste caso o Ás tem que valer 1 caso contrário resultaria em 6 + 8 + 11 = 25, o que ultrapassa o 21 e significa uma mão perdedora, independentemente das cartas do negociador. “Busting” é o termo utilizado quando se ultrapassa 21. Significa que perdeu a mão, mesmo que tenha acontecido o mesmo com o negociador.

No caso mencionado anteriormente (6 + Ás = 17) estamos perante um 17 “suave”. Este total acontece quando tem uma mão com um Ás que pode valer 1 ou 11 sem resultar em passar os 21. Se adicionasse 10 Á mão anterior (6 + 10 + Ás = 17) teria um 17 “difícil”. Neste caso, o Ás vale apenas 1 para evitar-se passar os 21. Com um resultado “suave” pode sempre jogar outra carta sem receio de ultrapassar. As apostas começam Á esquerda do negociador e seguem em sentido horário. O negociador faz duas jogadas, começando por dar uma carta a cada jogador e depois a si próprio, com a face voltada para baixo. Na segunda jogada, o negociador entregará novamente uma carta a cada jogador e depois a si próprio uma segunda carta, desta vez com a face voltada para cima.

Porém, da Europa para a Austrália as regras variam, pois o negociador pode jogar a sua primeira carta com a face voltada para cima e jogar a sua segunda carta após os outros jogadores terminarem as suas jogadas. Chama-se a isto “Regra Europeia No Hole Card”. Em jogos onde as cartas dos jogadores estão voltadas para cima, os jogadores não deverão tocar nas suas cartas. Nos jogos onde as cartas estão voltadas para baixo, os jogadores têm as cartas na mão. Só poderá tocar nas cartas que outro jogador já tenha tido e tem que colocar as suas cartas sobre a mesa. Quaisquer cartas posteriores serão jogadas voltadas para cima, sobre a mesa, e não devem ser escolhidas.

 

As jogadas começam à esquerda do negociador e desenvolvem à volta da mesa da mesma forma que a atribuição das cartas. Algumas destas regras podem soar estranhas mas previnem a batota. Se for novo nestas andanças, antes de começar a jogar observe primeiro outros jogadores. Parte da beleza do Blackjack é o facto de jogar apenas contra o negociador e este ter que jogar de uma forma específica. Existem duas variações normais às regras que ditam a forma de agir do negociador.

 

 
  1. O negociador permanece em todos os 17

Nesta variante, o negociador tem que continuar a aceitar cartas, até ter um total de 17 ou mais. Isto inclui as combinações “suaves”.

 
     
 
  1. O negociador atinge 17 “suave”

 

 Nestecaso,o negociador irá “bater” sempre em qualquer valor inferior a 17 e atingirá um 17 “suave”. Por exemplo: se o negociador tem um 3 e um Ás o negociador terá um total de 3 + 11 = 14, inferior a 17. Se o negociador tiver um 3 terá, 3 + 11 + 3 = 17. Sob esta variante, o negociador atinge novamente porque é um 17 “suave”. Esta variante é menos comum que a primeira.

 

 

Em qualquer variante, o negociador não tem influência sobre se deita ou não uma carta. Se tiver 20 e o negociador tiver 18, ele terá que parar apesar de você ter a mão vencedora. O negociador pode também ultrapassar os 21. Neste caso, todos os jogadores que não ultrapassaram este valor têm uma mão vencedora. Quando tem um mesmo resultado que o negociador tem o que se chama “push.” (empate). Nesta situação, o negociador deixará a sua aposta na mesa, por isso não ganha nem perde.

Uma vitória com uma jogada de cartas normal dar-lhe-á um retorno em dinheiro, se apostar $10 ganha $10. As excepções a esta situação são o “Blackjack” e “insurance” discutidos mais tarde. A “mão” mais desejada é o Blackjack. Um Blackjack é uma mão onde as suas duas cartas originais são um Ás e uma carta com valor 10, que pode ser quer um 10, Valete, Rainha ou Rei. O Blackjack paga normalmente probabilidades de 3 para 2. Por isso, se aposta $10 e tem um Rei e um Ás, o negociador pagar-lhe-á $15. O Blackjack de um jogador bate qualquer total do negociador mais do que a situação contrária. Se o negociador também tem um Blackjack, está-se perante um empate e o jogador mantém o seu dinheiro. Normalmente o negociador paga imediatamente o seu Blackjack vencedor, quando for a sua vez de jogar. Se estiver a jogar um jogo onde as cartas estão voltadas para baixo, deverá mostrar o seu Blackjack ao negociador quando chegar a sua vez.

Na sua essência, o Blackjack é um jogo bastante simples, tendo apenas algumas regras básicas que deve conhecer antes de começar a jogar. Começar a Jogar – Antes das cartas serem deitadas, o jogador tem que apostar. Fá-lo ao colocar a sua aposta no espaço designado em frente Á sua posição na tabela. O negociador entrega então duas cartas a cada um dos jogadores, e duas para o próprio. Uma das cartas está voltada para cima e a outra para baixo. As cartas dos jogadores são deitadas de qualquer forma. Os Reis, Rainhas e Valetes valem 10, os Ases valem 1 ou 11, dependendo das outras cartas da jogada, e todas as restantes valem pelo seu número.

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