Então, como é que o casino que lhe retira o dinheiro?

A vantagem da casa é a vantagem que um operador de jogo tem em todas as apostas que faz.

Os jogos de casino tal como a Roleta, Blackjack, Punto Banco, etc, são jogos da banca pelo que são jogos de “sorte desigual”. A natureza e estrutura destes jogos dá portanto uma vantagem aos casinos (a casa). É o que se designa “vantagem da casa” e é a percentagem que um casino retém, em média, em cada mão ou volta da Roleta.

Por exemplo, se apostar 1€ em cara ou coroa, as probabilidades são de 50/50. Se ganhar e receber 1€, seria uma probabilidade verdadeira. Mas se a “casa” ou os casinos apenas pagam 0,90€ o casino continuaria a ter vantagem – neste caso de 10 cêntimos ou 10%

Em jogos tais como o Blackjack, a casa tem vantagem porque o negociador ganha todas as apostas dos jogadores perdedores, mesmo que tenha cartas perdedoras. Um jogador só ganha se a sua mão bater a do negociador.

Em outros jogos, como a Roleta, a casa mantém a sua vantagem ao pagar menos do que a verdadeira probabilidade por uma aposta em particular. As probabilidades verdadeiras para um determinado número de Roleta ser sorteado são de 36 para 1 porque há 37 compartimentos numa Roleta. Um casino paga de facto apostas com probabilidades de 35 para 1.

A vantagem da casa significa que quanto mais jogar, mais probabilidades tem de perder. A casa ganha a longo prazo.

Todos os casinos devem dar esta informação para que os jogadores tenham a noção da vantagem da casa e percebam como tudo funciona.

Isso significa que vai perder sempre? Claro que não. Se isso acontecesse, não estaria sempre a voltar. Porém, a longo prazo, o casino irá ganhar a nível das expectativas negativas do jogo.

O Blackjack é diferente de outros jogos de casino. Jogos como Craps, Roleta e Baccarat são jogos de sorte, onde cada jogada é um evento independente, que é a forma dos matemáticos dizerem que o que aconteceu em jogadas anteriores não tem qualquer influência no resultado presente. O Blackjack encontra-se numa categoria diferente porque sempre que sai uma carta, altera a posição das cartas remanescentes. A vantagem pode mudar do jogador para a casa dependendo das cartas que foram jogadas e a perícia com que são jogadas. O Video Poker baseia-se também na perícia. Se jogar a estratégia perfeita, existem de facto alguns jogos que têm um retorno positivo com base na sua tabela de pagamentos.

Com a Roleta, a casa mantém uma vantagem constante. As Roletas Americanas têm 36 números no total, entre vermelhos e pretos e espaços de zero e duplo zero.

Cor verde. Se a cor vermelha surgir dez vezes seguidas numa Roleta Americana qual é a probabilidade de na próxima volta cair num número vermelho? Independentemente dos resultados anteriores, as probabilidades são de 38 números ou 47.37%.

Irá confirmar que a vantagem da casa é de 5.26% para os jogos de duplo zero. É assim que configuramos a vantagem. No jogo existem 36 números mais o 0 e 00. As probabilidades de ganhar são de um em 38 ou 37 para 1. Se ganhar, o casino paga-lhe 35 pela sua aposta de um dólar. Mantém o seu dólar original e recebe $35 adicionais que lhe devolvem $36. A diferença é de dois dólares (38 menos 36). Divida os $2 por 38 que é a probabilidade original e tem uma vantagem da casa de 5.26%. Portanto, pode de facto cobrir todos os números no layout e ainda perder dinheiro. São grandes probabilidades para a casa mas não para si. Jogos como Roleta, Craps, Big Six têm uma percentagem fixa porque uma rodada ou volta nunca irá mudar o resultado. Terá sempre 38 números no layout de uma Roleta e 12 números num conjunto de dados.

Olhemos para as probabilidades noutros jogos de casino.

No Keno, a casa aprecia cerca de 30% de vantagem sobre os jogadores. Este jogo só deve ser jogado pela pura diversão porque é praticamente impossível ganhar de forma consistente.

As Slots asseguram entre 0% a 7,5% (92,5% em Portugal). É possível vencer as Slots com perícia apesar da maioria dos jogadores nem sequer tentar. Os casinos em Las Vegas fazem mais dinheiro a partir das Slots do que todos os jogos de mesa combinados. Em Espinho, existem mais de 1.000 máquinas. Em Portugal, o retorno é de 92,5% mas este valor flutua como sabe, com base nos milhares de horas e milhões de Euros apostados.

O Craps, após a 2.ª Guerra Mundial, foi o jogo de mesa mais popular.

O Craps é não só um jogo de acção excitantemente rápido como também um jogo excelente para aplicar sistemas de apostas e técnicas de gestão de dinheiro.

Com uma baixa percentagem para a casa de 1.4% para apostas de linhas, e menos de 1% para linhas de apostas, o Craps oferece as melhores apostas no casino para além do Blackjack. A grande diferença entre os dois é que no Blackjack um apostador pode conseguir probabilidades da casa de menos de 1% através da utilização de numerosas opções, ao passo que no Craps, é possível uma vantagem da casa perto de zero se souber correctamente quais as apostas a fazer.

Punto e Banca (Baccarat) é o jogo de mesa menos conhecido, o que é uma pena devido à baixa vantagem da casa de apenas 1.17%, enquanto a do jogador é de 1.37%. Muitos casinos oferecem agora um mini Baccarat, jogado em mesas de tamanho igual às de Blackjack e que oferece apostas mínimas mais baixas do que no Baccarat standard que é frequentemente jogado em áreas especiais e que são apenas do domínio de grandes jogadores.

Muitas pessoas acreditam que é impossível ganhar em qualquer casino e que ganhar é uma questão de sorte. A sorte pode ser de facto um factor importante; porém, o Blackjack é essencialmente um jogo de perícia e não de sorte.

A maioria dos patrões dos casinos ouviram que é possível vencer-se o Blackjack mas estes acreditam também que apenas matemáticos certificados podem dominar a perícia necessária para vencer o jogo.

É uma crítica válida às diversas estratégias complexas de contagem de cartas, mas não poderá ser certamente aplicada à estratégia do Power Blackjack.

Retorno (payout) médio para o jogador

O “retorno médio para o jogador” é a percentagem que uma máquina de jogo paga em média num jogo simples.

Este retorno é mostrado nas máquinas. Em algumas (chamadas “máquinas compensadas”), o retorno é um mínimo fixado, estando as máquinas assinaladas como “aleatórias” ou “compensadas”.

Este retorno médio por jogo é calculado a partir de milhões de jogos, e não indica o que o próximo jogo vai trazer. Pode ser muito mais ou muito menos (por exemplo, se perder)

Mais, se jogar mais que um jogo, o retorno médio é mais baixo. Por exemplo, se o retorno médio para um jogo simples for de 80%, para dois jogos será de 64%. Para 10 jogos está mesmo abaixo dos 11% (0.8 para a força 10).

Uma forma diferente de olhar para o “retorno médio do jogador” é ver o seu reverso, a “perda média por jogador” por jogo. Por exemplo, se uma máquina de jogo tem um retorno médio para o jogador de 80%, a perda média por jogo é de 20%. Em média, cada vez que joga, perde 20% da sua aposta.

De qualquer forma, uma máquina de jogo aceita mais dinheiro do que devolve portanto gera mais dinheiro para o operador.

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